2018

1.Dissertação João Batista

Autor: João Batista de Oliveira Paiva Junior, Título: SISTEMA COLABORATIVO ROTA DE RODAS PARA USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS E PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA: validação e análise sobre seu desempenho. Data de defesa: 31/01/2018.

Banca examinadora: Prof. Dr. Reinaldo de Jesus da Silva- PECS/UEMA (orientador) Prof. Dr. Luís Carlos Costa Fonseca-PECS/UEMA, Prof. Dr. Fernando Jorge Cutrim- UEMA, Prof. Dr. Sofiane Labidi-UFMA.

Resumo: Com o aumento considerável de uso de smartphones em várias atividades de nosso cotidiano, estão sendo desenvolvidos e incorporados em sua arquitetura sistemas colaborativos, usados para auxiliar pessoas com deficiência. Com a intenção de melhorar a qualidade de vida e à acessibilidade destas pessoas a vários locais (universidades, parques, praças, ruas, praias, shoppings, etc.). Propõe-se neste trabalho o desenvolvimento e análise de um sistema colaborativo para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, onde os usuários por meio de testes de desempenho e validação, que serão confirmados através da aplicação de questionários respondidos por 100 (cem) usuários do sistema colaborativo.

Palavras-Chave: 1. Acessibilidade. 2. Sistema Colaborativo. 3. Usuário de Cadeira de Roda. 4. Mobilidade. 5. Dispositivos Móveis.

2.Dissertação_Guilherme_Bonfim (Prêmio de Melhor dissertação/Seminários PROQUALIT/UEMA.)

Autor: Guilherme Bonfim de Sousa, Título: Convergência e Estabilidade Numérica de Algoritmos de Programação Dinâmica Heurística Dependente de Ação Baseados na Abordagem RLS para Controle DLQR Online São Luís. Data de defesa: 19/02/2018.

Banca examinadora: Profa. Dra. Patrícia Helena Moraes Rego-PECS/UEMA (orientadora), Prof. Me. Henrique Mariano Costa do Amaral-PECS/UEMA e Prof. Dr. Vilemar Gomes da Silva-UFMA.

Resumo:  Para contornar problemas de estabilidade numérica que geralmente ocorrem em paradigmas de Programação Dinâmica Aproximada baseados na abordagem dos mínimos quadrados recursivos (RLS -Recursive Least-Squares), propõe-se um método para promover melhorias nas aproximações da função valor de ação para algoritmos online do projeto de sistema de controle ótimo. Os algoritmos resultantes desta metodologia são incorporados nas arquiteturas ator-crítico baseadas em Programação Dinâmica Heurística Dependente de Ação (ADHDP –Action Dependent Heuristic Dynamic Programming), o que caracteriza este projeto como um
quadro de aprendizagem que resolve problemas de decisão ótima online em tempo real sem conhecimento a priori do modelo da dinâmica do sistema. A solução proposta está fundamentada em transformações unitárias e métodos de decomposição QR e UDUT , as quais são integradas na rede crítica para melhorar a eficiência do aprendizado RLS para realização online do projeto do regulador linear quadrático discreto. Do ponto de vista de estabilidade numérica e custo computacional, a estratégia de aprendizagem desenvolvida é projetada para fornecer algoritmos de ADHDP com melhores especificações para implementação em sistemas de controle ótimo do mundo real.

Palavras-Chave: 1. Programação Dinâmica, 2. Aprendizagem por Reforço, 3. Programação Dinâmica Heurística Dependente de Ação, 4.Controle Ótimo, 5. Regulador.

3.Dissertação Marta Raquel

Autora: Marta Raquel Araujo Pereira, Titulo: Métodos numérico e analítico para o problema de difusão não linear fracionário associados aos fenômenos de convecção e reação. Data de defesa: 26/04/2018.

Resumo: Os processos difusivos n~ao lineares vem sendo investigados por diversos pesquisadores, com o auxílio de ferramentas analíticas e numéricas. Em decorrência desse fator, a difusão tornou-se alvo de pesquisas e reflexões. Dessa forma, este trabalho se caracteriza pela apresentação de um problema de difusão fracionária não linear, associado aos fenômenos de reação e convecção, cujo objetivo foi encontrar soluções do tipo ondas viajantes. Para tal, utilizou-se os métodos numéricos, analíticos e computacional. Em decorrência, foi realizado um algoritmo no MATLAB, mostrando o comportamento anômalo através dos gráfi cos, com os fenômenos de difusão fracionária, difusão fracionária com reação e difusão fracionária com convecção. Portanto, foi realizado um estudo sobre o calculo fracionário expondo algumas de finições, teoremas, propriedades e aplicacões. Nesse iterim, veri couse que o cálculo de ordem arbitrária apresenta uma descrição mais na dos fenômenos naturais e caracteriza-se pela obtenção de uma quantidade maior de informações atreladas aos operadores não locais, denominado efeito de memória. Por fim, analisou-se a difusão fracionária anômala em um meio poroso, sendo ela baseada nas equações diferenciais fracionárias e abordou-se acerca de dois problemas difusão fracionária não linear temporal, espacial, no qual foi apresentado seus métodos analíticos e numéricos. Assim sendo, sabe-se que a equação de difusão fracionaria engloba muitas aplicações, por exemplo, in filtração, transferência de calor, combustão, reação química, dinâmica de  uidos, física de plasma, solos, drenagem de espuma, crescimento de cristais e genética de populações biológicas.
Palavras-Chave: 1. difusão anômala, 2. cálculo fracionário, 3. difusão fracionária, 4. meios porosos, 5. reação, 6. convecção.

4.Dissertação Carlos Ronyhelton

Autor: Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira, Título: PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA EM LINGUAGEM JAVA PARA SIMULAÇÃO DE VOO DE FOGUETES. Data de defesa: 27/07/2018.

Banca Examinadora: Prof. Me. Henrique Mariano Costa do Amaral-PECS/UEMA (orientador), Prof. Dr. Mauro Sergio Silva Pinto-PECS/UEMA e Prof. Dr. Fernando Lima de Oliveira-UEMA.

Resumo: Foguetes são veículos destinados ao transporte de cargas e/ou pessoas ao espaço. Hoje, o desenvolvimento desses veículos é de importância estratégica para as mais diversas nações, pois garante a necessária autonomia para o acesso ao espaço. E tanto para auxiliar nas etapas de projeto quanto para a realização dos testes de voo os simuladores de trajetória de foguetes são essenciais para garantirem êxito nessas atividades, uma vez que, as situações de operações dos foguetes são de difíceis reproduções em terra e também pelos altos custos envolvidos nas missões desses veículos. O nível de eficiência dessa reprodução depende diretamente do grau de realismo do modelo adotado e da viabilidade de sua execução. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma computacional com capacidade de simulação de voo de foguetes em 6 GDL (graus de liberdade), sendo três graus de liberdade de posição linear, que descrevem a posição do centro de massa do veículo em relação à origem de um sistema de referência, e três graus de liberdade de posição angular. A integração dos modelos dinâmicos e cinemáticos foi realizada por uma rotina numérica do método de Runge-Kutta de 4ª ordem com incremento de 10−6. O objetivo do desenvolvimento do simulador foi obter a variação no tempo dos parâmetros de velocidade relativa, pressão dinâmica, número de Mach, alcance e altitude. Além da obtenção do comportamento destas variáveis foi alcançada uma característica de flexibilidade quanto a diferentes veículos e missões de foguetes, a portabilidade do simulador quanto aos sistemas operacionais mais populares (Windows, Linux e Mac) e a garantia de integrar todas as suas funcionalidades a uma interface gráfica intuitiva. Por fim, este projeto foi compilado em uma referência didática sobre simuladores de trajetórias de foguetes como uma tentativa de difusão de conhecimentos pertinentes ao setor aeroespacial.

Palavras-Chave: 1. Simulador;2. Foguete;3. Trajetória;4. Graus de liberdade.

 

5.Dissertação Eduardo Nunes

Autor: Eduardo Nunes Silva, Título: ALGORITMO ANÁLISE DE PICO A PICO POSITIVO PARA DETECÇÃO DE IRREGULARIDADES IONOSFÉRICAS COM DADOS DE SATÉLITES C/NOFS E GPS. Data de defesa: 03/08/2018.

Banca examinadora: Prof. Dr. Luís Carlos Costa Fonseca-PECS/UEMA (orientador), Prof. Me. Henrique Mariano Costa do Amaral-PECS/UEMA e Profa. Dra. Aurea Celeste da Costa Ribeiro-UEMA.

Resumo: Sabe-se que a ionosfera pode apresentar irregularidades, que são perturbações na densidade do plasma ionosférico e que elas induzem consideráveis níveis de ruído e falhas nos sinais transmitidos nos sistemas de telecomunicações e nos sistemas globais de navegação e posicionamento. Também chamadas de bolhas ionosféricas ou depleções do plasma ionosférico, cuja geração se dar pela Instabilidade RayleighTaylor. O termo depleção do plasma é frequentemente usado quando a detecção de irregularidade é por meio de instrumentos a bordo de satélites, consistindo numa redução brusca do plasma seguido por uma posterior recuperação para um valor próximo ao anterior a redução. Apresenta-se neste trabalho um algoritmo desenvolvido para detecção de depleções do plasma ionosférico, que é usado para um estudo da eletrodinâmica da ionosfera equatorial de baixas latitudes. O algoritmo usa os dados do instrumento PLP (Planar Langmuir Probe) a bordo do satélite C/NOFS (Communications/Navigation Outage Forecasting System) e dos receptores em solo GPS (Global Positioning System). Para o qual dispõe-se de dados TEC (Total Electron Content) das redes GPS espalhadas na América do Sul, e densidade in situ do satélite C/NOFS, em conjunto com parâmetros geomagnéticos. O algoritmo primeiro extrai as variações de densidade eletrônica (para dados do PLP – C/NOFS) ou variações do TEC (para dados dos receptores GPS), que são submetidas a filtragem com Filtro Passa Banda (FPB) e Fast Fourier Transform (FFT). O resultado da filtragem são oscilações, que são analisadas pelo algoritmo fazendo-se as medições das distâncias de cada pico positivo das oscilações a todos os picos subsequentes. O algoritmo apresenta bom custo computacional, capaz de detectar depleções do plasma com dados do PLP-C/NOFS e receptores GPS. Usando 182 estações de receptores GPS localizadas no continente Sul Americano, fez-se um estudo da variabilidade dia-a-dia das irregularidades ionosféricas, assim como o estudo da sazonalidade das irregularidades no mês de janeiro de 2010, mostrando a validação e viabilidade do algoritmo. Afim de enfatizar a validade do algoritmo apresenta-se, ionogramas referentes as digissondas de Fortaleza e São Luís. Expõese os cálculos da medida de tempo de execução do algoritmo, sendo assim, possível medir sua eficiência para comparação com outros algoritmos.

Palavras-Chave: plasma ionosférico;sistemas de telecomunicações e nos sistemas globais de navegação;GPS

 

6.Dissertação Melkianne Mendes

Autora: Melkyanne Mendes Ribeiro, Título: BIABOT- Um agente tutor com expressão de emoções para suporte online em ambientes virtuais de aprendizagem. Data de defesa: 19/10/2018.

Banca Examinadora: Prof. Dr. Luís Carlos Costa Fonseca-PECS/UEMA (orientador), Prof. Dr. Cícero Costa Fonseca-PECS/UEMA, Prof. Dr. Sofiani Labidi.

Resumo: Chatterbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. Esta pesquisa tem como objetivo propor um Chatterbot de suporte virtual que expresse emoções para auxiliar discentes e docentes na utilização da turma virtual do Sistema acadêmico implantado na Universidade Estadual do Maranhão. A metodologia utilizada é de caráter exploratório cujo desenvolvimento está baseado na modelagem de uma ferramenta utilizando técnicas de inteligência artificial. O presente trabalho abrange revisão de literatura e implementação da ferramenta Biabot, que servirá como suporte aos usuários que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem. Este sistema utiliza expressão de emoções, o que torna a conversação mais realística, melhorando a interação entre sistema e usuário. Por fim, ressaltamos que o BiaBot é o único sistema de suporte online para o sistema acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão, o que aponta um dos aspectos inovadores deste trabalho.

Palavras-Chave: Inteligência Artificial. Chatterbot. AVA. Computação Afetiva.

7. Dissertação Genilson Pavão

Autor: Genilson Pavão Almeida, Título: ANALISE DA EXPOSIÇÃO HUMANA AOS NÍVEIS DE RNI EMITIDAS PELAS ERBs NA FAIXA DE 2,5 GHz LOCALIZADAS EM UM DISTRITO PILOTO EM SÃO LUIS –MA. Data de defesa: 01/11/2018.

Banca Examinadora: Prof. Dr. Rogerio Moreira Lima Silva-PECS/UEMA(Orientador), Prof. Dr. Leonardo Henrique Gonsioroski Furtado da Silva-PECS/UEMA e Me. Marcelo Renato do Carmo Pereira Filho (egresso PECS)

Resumo: Este estudo tem como tema principal a medição dos parâmetros das Radiações Não Ionizantes (RNI) emitidas pelas estações rádio base (ERB) de telefonia celular nas frequências da faixa 4G de 2,5 GHz. A análise dos parâmetros como densidade de potencias, intensidade de campos elétrico e campo magnético oriundos das frequências dos sistemas de telefonia celular (4G). Este estudo propõe fazer a medição de parâmetros acima citados com base na análise da norma nacional (resolução ANATEL 303/2002). O uso da tecnologia de informação (TI) exerce influência na medição das intensidades de densidade de potência (S), intensidade de campo elétrico (E) e densidade de magnético (B) gerados pelas Estações Rádio Base (ERB), pois estão modulados nas ondas de frequência analógicas. Foi feita a análise dos dados medidos em um distrito piloto a fim de quantificar as intensidades das grandezas relacionadas para comparar com os limites definidos pelos padrões normativos, aferindo assim se as populações das comunidades circunvizinhas dos entornos as ERB estão expostas a níveis acima dos limites permitidos por legislação nacional ou não.

Palavras-Chave: Estações Rádio Base (ERB). Densidade de potência (S). ANATEL. Medição. frequência 4G. Radiação não ionizante (RNI).

8. Dissetação Kaio Henrique

Autor: Kaio Henrique Ferreira Nogueira de Nogueira, Título: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA SIMULAÇÃO DE PERCOLAÇÃO EM MEIOS POROSOS PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. Data de defesa: 21/11/2018.

Banca Examinadora: Prof. Me. Henrique Mariano Costa do Amaral-PECS/UEMA (orientador), Prof. Dr. Mauro Sergio Silva Pinto-PECS/UEMA e Prof. Dr. Lourival Matos de Sousa FIlho-UEMA.

Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um programa educacional de elementos finitos para problemas permanentes de percolação e os respectivos módulos auxiliares de pré e pós-processamento. O software utilizado possui uma grande variedade de técnicas de representação gráfica de dados, denominadas ferramentas interativas que permitem manipular os gráficos para obter resultados que revelem o máximo de informação possível nos dados. além disso, também permite melhorar a percepção do movimento descrito pelo fluxo, comparado às informações fornecidas pelo mapa colorido e pela representação vetorial da velocidade. aproveitar uma linguagem moderna que melhorou e simplificou as tarefas de pré e pós-processamento e que devem despertar interesse para desenvolvimentos futuros de novas funcionalidades que permitam ajudar cada vez mais a compreensão dos fenômenos de percolação.

Palavras-Chave: Simulação Numérica, Percolação, Meios porosos, FEM, Mecânica dos fluidos.

 

.