2020

1.Dissertação FRANCISCO ALAN DE OLIVEIRA SANTOS

Autor: FRANCISCO ALAN DE OLIVEIRA SANTOS
Título: PLATAFORMA DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES.
Data da Defesa: 06/05/2020
Banca Examinadora:
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Orientador
REINALDO DE JESUS DA SILVA – Docente
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Docente
CICERO COSTA QUARTO – Docente 
OTHON DE CARVALHO BASTOS FILHO – Docente Externo
Resumo: O Ensino e aprendizagem de programação de computadores representa um dos mais complexos desafios para a educação em Computação. Um indicador que corrobora este fato são os altos índices de evasão dos cursos de Computação, principalmente nos períodos iniciais. Este trabalho apresenta uma proposta para apoiar o Ensino e aprendizagem de programação de computadores a partir da avaliação dos códigos produzidos pelos alunos. O diferencial desta abordagem apoia-se na combinação de análise estática, execução automática e testes, além do uso de métricas de código-fonte. Foi desenvolvido um sistema para avaliação e atribuição automática de notas com base na conformidade do código analisado com esses pilares. O uso o sistema demonstrou uma melhoria na capacidade de avaliar a aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação automática

2.Dissertação WESLEY BESERRA SILVA

Autor: WESLEY BESERRA SILVA
Título: LUVA ELETRÔNICA PARA SUPORTE AO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CASOS INICIAIS DE LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO
Data da Defesa: 15/05/2020
Banca Examinadora:
EWALDO EDER CARVALHO SANTANA – Orientador
MAURO SERGIO SILVA PINTO – Docente
EWALDO EDER CARVALHO SANTANA – Docente
PAULO FERNANDES DA SILVA JUNIOR – Docente 
DENNER ROBERT RODRIGUES GUILHON – Docente Externo
Resumo: Neste trabalho ́e desenvolvida uma luva eletrônica de baixo custo para auxiliar no diagnostico e tratamento de casos iniciais de lesão por esforço repetitivo e Transtornos Musculoesqueleticos Relacionados ao Trabalho. A lesão por esforço repetitivo faz parte das doenças osteomusculares que envolvem vários trabalhadores e jogadores, afetando milhões de pessoas no mundo. O design das luvas eletrônicas utiliza sensores resistivos, conectados a um microcontrolador, transformando os resultados em quilograma forca e mostra os dados em um ambiente gráfico que pode ser visualizado em um computador pessoal. A partir dos resultados obtidos, para cada dedo, ́e possível avaliar a quantidade de forca aplicada a um objeto, como uma bola de exercício ou demais instrumentos ja utilizados para esta finalidade, dando a possibilidade de tratamento especializado para cada dedo ou tendão associado.
Palavras-chave: Luva eletrônica. Suporte ao diagnostico. Lesão por esforço repetitivo.

3.Dissertação LUCAS SOUSA RIBEIRO

Autor: LUCAS SOUSA RIBEIRO
Título: ALGORITMO GENÉTICO APLICADO À OTIMIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE BANDAS DE CRISTAIS FONÔNICOS 1D
Data da Defesa: 18/05/2020
Banca Examinadora:
EWALDO EDER CARVALHO SANTANA – Orientador
EWALDO EDER CARVALHO SANTANA – Docente
MAURO SERGIO SILVA PINTO – Docente
DANUBIA SOARES PIRES – Docente Externo
Resumo: Este trabalho visa otimizar a estrutura de bandas (diagrama de dispersão) de cristais fonônicos 1D utilizando-se algoritmos genéticos com o método de expansão de ondas planas melhorado, improved plane wave expansion (IPWE). Os cristais fonônicos consistem em uma rede periódica de dispersores imersos em um ambiente hospedeiro. Devido às bandas proibidas, onde há apenas ondas mecânicas (elásticas ou acústicas) evanescentes (ondas não propagantes), eles têm sido extensivamente estudados nas últimas décadas. Existem diversas aplicações dos cristais fonônicos, por exemplo, envolvendo o controle de vibroacústico. Existem várias técnicas na literatura para obtenção da estrutura de bandas. Uma das mais utilizadas é o IPWE, a qual é empregada neste estudo. A variação dos tipos de material e do fator de preenchimento do cristal fonônico pode maximizar as bandas proibidas, aumentando a largura da banda. Desta forma, investigou-se a estrutura de bandas obtida pelo IPWE para cristais fonônicos 1D de barra e de viga de Euller-Bernoulli usando um algoritmo genético. O IPWE é uma técnica semi-analítica utilizada para o cálculo da estrutura de bandas, a partir de um problema de autovalor-autovetor, o qual é resolvido de forma computacional. A técnica de otimização associada ao IPWE é implementada considerando-se a variação da porcentagem de cada material presente na célula unitária do cristal fonônico e dos materiais selecionados, buscando-se um valor otimizado para a largura de banda proibida. Pode-se observar que a técnica de otimização associada ao IPWE é efetiva para aumentar a largura da banda proibida para uma determinada faixa de frequência.
Palavras-chave: estruturas periódicas, método IPWE, otimização, algoritmos genéticos.

4.Dissertação ANA PAULA FERREIRA COSTA

Autor: ANA PAULA FERREIRA COSTA
Título: URCA – USO RACIONAL DE CARROS NAS CIDADES INTELIGENTES
Data da Defesa: 26/05/2020
Banca Examinadora:
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA – Orientador
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES DE OLIVEIRA – Docente
REINALDO DE JESUS DA SILVA – Docente
FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA – Docente Externo
Resumo: O projeto URCA propõe uma solução de mobilidade urbana para os órgãos reguladores de trânsito e incentiva os cidadãos a utilizarem caronas, no intuito de diminuir o tráfego de veículos e a emissão de poluentes para melhoria tanto da qualidade de vida das populações, quanto da produtividade pela redução de horas perdidas no trânsito. O projeto funciona por meio de filmagem com raios infravermelho para medir a quantidade de passageiros dentro dos carros e suas respectivas placas de identificação. Esta dissertação aborda o reconhecimento das imagens da quantidade de passageiros, a identificação das placas dos carros e a prototipação de um aplicativo carona. Foi implementado testes com câmeras infravermelho (Kinect e realsense) para a captura da quantidade de passageiros dentro de carros e com capacidade de atravessar a barreira imposta pelo vidro do carro. Durante os testes mostrou-se a viabilidade técnica dos reconhecimentos de imagens de quantidade de passageiros e identificação das placas, com confiabilidade de 90% para o algoritmo de quantidade de passageiros e 100% de confiabilidade do algoritmo do reconhecimento de placa para até 40 km/h.
Palavras-chave: URCA. Mobilidade Urbana. Cidades Inteligentes. Sensor Infravermelho.

5.Dissertação ARIANNE DOS SANTOS FERREIRA EVANGELISTA

Autor: ARIANNE DOS SANTOS FERREIRA EVANGELISTA
Título: ANTENAS VESTÍVEIS COM PRÉ-FRACTAL DE KOCH PARA FREQUÊNCIAS ULTRAS-ALTAS.
Data da Defesa: 22/06/2020
Banca Examinadora:
EWALDO EDER CARVALHO SANTANA – Orientador
MAURO SERGIO SILVA PINTO – Docente
EWALDO EDER CARVALHO SANTANA – Docente
DENNER ROBERT RODRIGUES GUILHON – Docente Externo
Resumo: Nesta Dissertação é desenvolvido um projeto de antenas com pré-fractal de Kock retangular com três interações, construídas em poliamida, para operar na banda de Frequência Ultraalta e ser utilizadas em aplicações na área médica. A equação para geração do pré-fractal foi implementado no programa MATLAB, com as imagens exportadas em formato DXF e simuladas no programa comercial ANSYS. A poliamida apresenta características de resistência mecânica e térmica adequadas para aplicações vestíveis que exigem resistência a altas temperaturas e resistência a movimentos constantes. O uso das geometrias pré-fractal de Koch na antena quadrada fornece uma redução de 20, 3% na frequência de ressonância e 30o na largura de feixe de meia potência, tornando-a mais direcional (primeira iteração). A antena vestível com terceira iteração do pré-fractal de Koch demonstra ter ganho máximo na frequência de ressonância de 5,57 dBi e densidade de corrente de 41 A/m2.
Palavras-chave: Antena de microfita. Fractal. Pré-fractal de Koch. Poliamida.

6.dissertação JOAO PEDRO AUGUSTO COSTA

Autor: JOAO PEDRO AUGUSTO COSTA
Título: Redes Neurais Convolucionais Aplicadas a Detecção de Defeitos em Redes de Energia ao Longo de Linhas Ferroviárias.
Data da Defesa: 31/07/2020
Banca Examinadora:
OMAR ANDRES CARMONA CORTES – Orientador
OMAR ANDRES CARMONA CORTES – Docente
ANTONIO FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIOR – Docente
GINALBER LUIZ DE OLIVEIRA SERRA – Docente Externo
ALEXANDRE CESAR MUNIZ DE OLIVEIRA – Docente Externo
Resumo: Este trabalho apresenta a utilização de uma Rede Neural Convolucional (CNN) chamada YOLO com objetivo de detectar falhas em componentes de redes de distribuição de energia ao longo de uma ferrovia. A ideia principal é acelerar o processo de inspeção que atualmente é realizado de forma manual. Os cenários de falha foram simulados em uma laboratório que contem todas as estruturas que pode sem encontradas em redes de distribuição reais ao longo de ferrovias. Adicionalmente, a CNN pode detectar três tipos de falha: cabo fora do isolador, cabo fora do espaçador, e isolador sem anel de amarração. O laboratório possibilitou a obtenção do dataset utilizado para treinar e testar a CNN. Nesse contexto, se obteve um dataset composto de 708 imagens e respectivas anotações que foram utilizadas no treinamento da rede neural. Considerando que CNNs são redes neurais convolucionais, a etapa de treinamento requer computações envolvendo um conjunto grande parâmetros, demandando o uso de computação paralela. Uma GPGPU (General Purpose Graphical Processing Unit) foi utilizada para executar as etapas de treino e teste em quantidades de tempo factíveis. Os resultados mostram que a arquitetura de CNN alcançou uma precisão de 98% e um MAP de 96.58%.
Palavras-chave:redes neurais convolucionais. aprendizado profundo. redes elétricas.

7.dissertação EMANUEL GILVAN SOUZA LIMA JUNIOR

Autor: EMANUEL GILVAN SOUZA LIMA JUNIOR
Título: Uma solução para fusão de dados em plataformas de resolução de conflitos.
Data da Defesa: 25/08/2020
Banca Examinadora:
ANTONIO FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIOR – Orientador
ANTONIO FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIOR – Docente
EVELINE DE JESUS VIANA SA – Docente
DIEGO LISBOA CARDOSO – Docente Externo
Resumo:A crescente quantidade de usuários ativos na internet e em redes sociais acompanha um grande número de dados, sendo gerados a cada segundo. Esse fato pode ocasionar um problema para as empresas, uma vez que os consumidores estão buscando os recursos de mídias sociais para expor os seus problemas com fornecedores de produtos e/ou serviços. Tal contexto beneficiou o crescimento da utilização de plataformas de registro de reclamações e resolução de conflitos, tais como o Consumidor.gov.br e ReclameAQUI. Nota-se, porém, a ausência de uma ferramenta computacional que ofereça suporte às organizações no manejo e integração dos dados disponibilizados por diferentes plataformas de registro de reclamações e resolução de conflitos. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema computacional para extração, fusão e análise dos dados contidos nas plataformas supracitadas, a fim de obter conhecimento a ser utilizado no suporte à gerência destas organizações. Nos resultados obtidos deste trabalho encontra-se um dashboard para visualização gráfica dos dados obtidos nas análises de sentimentos, de distribuições quantitativas, temporais e geográficas, modelagem de tópicos e nuvem de palavras. O sistema computacional ainda permite a exportação de todos os dados coletados por um usuário.
Palavras-chave: Web Scraping. Mineração de texto. Gerenciamento de reclamações.

8.Dissertação MARCOS JOSE DOS PASSOS SA.

Autor: MARCOS JOSE DOS PASSOS SA
Título: CARACTERIZAÇÃO DE CANAL RÁDIO MÓVEL EM TÚNEL URBANO NA FAIXA DE 700 MHZ
Data da Defesa: 30/09/2020
Banca Examinadora:
LEONARDO HENRIQUE GONSIOROSKI FURTADO DA SILVA – Orientador
LEONARDO HENRIQUE GONSIOROSKI FURTADO DA SILVA – Docente
HENRIQUE MARIANO COSTA DO AMARAL – Docente
JAIRON VIANA BATISTA- Egresso
AMANDA BEATRIZ CUNHA DOS SANTOS – Egresso
LUIZ ALENCAR REIS DA SILVA MELLO – Docente Externo
ROGERIO MOREIRA LIMA SILVA – Docente
Resumo: Atualmente o usuário de comunicações móveis em banda larga tem se acostumado a ter acesso a serviços de forma remota, em todo lugar e a qualquer hora. Com isso só aumenta a cada dia a preocupação das operadoras de comunicações móveis em prover serviços com maiores taxas de transmissão e melhor cobertura em todas as regiões. Uma particularidade das áreas urbanas é a cobertura de túneis veiculares. A caracterização da propagação do sinal em túneis veiculares é necessária para auxiliar os engenheiros de planejamento na otimização da cobertura. O assunto da propagação de ondas eletromagnéticas em túneis com seção transversal circular e retangular tem sido tratado em diversas pesquisas em todo o mundo que analisaram a caracterização dos modos de propagação e cobertura utilizando dados experimentais e modelagem numérica. Existem, no entanto, poucos estudos realizados no Brasil, considerando as faixas de frequências de 700 MHz. Este trabalho apresenta resultados de campanhas de medições no túnel da Grota funda no Rio de Janeiro em frequências de 700 MHz. Os dados foram coletados por uma unidade móvel viajando em baixa velocidade ao longo do túnel. A dependência da perda do caminho com a distância percorrida dentro do túnel e os parâmetros de dispersão do canal foram obtidos. Foi verificado que a perda de propagação no interior do túnel é semelhante a perda no espaço livre, tanto no trecho com visada quanto no trecho sem visada. O Retardo Médio foi da ordem de 113 nanosegundos e o Espalhamento de Retardos RMS da ordem de 60 nanosegundos. AS estatísticas dos valores de Espalhamento de Retardos RMS também foram calculadas e apresentadas.
Palavras-chave: Caracterização de Canal. Banda Larga. Túneis Urbanos. OFDM.

9.Dissertação LEILANNE FRANCISCA DIAS BORGES

Autor: LEILANNE FRANCISCA DIAS BORGES
Título: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE SISTEMATIZAÇÃO PARA ACOMPANHAMENTO DE AUTOESTUDO POR MEIO DE RECOMENDAÇÃO DE INFORMAÇÃO BASEADA EM CONTEXTO
Data da Defesa: 30/09/2020
Banca Examinadora:
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Orientador
REINALDO DE JESUS DA SILVA – Docente
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Docente
OTHON DE CARVALHO BASTOS FILHO- Docente Externo
Resumo: Neste trabalho é desenvolvido um projeto de uma ferramenta Web que sirva como mediadora no apoio à aprendizagem continuada por meio da recomendação em contexto. A ideia principal desta ferramenta é que ela seja utilizada por usuários autônomos que estejam em busca de construir o seu conhecimento por meio do autoestudo. Assim, a ferramenta proposta segue a metodologia pedagógica de projetos de aprendizagem, onde o aluno é o responsável pela construção de seu próprio conhecimento. Nesta metodologia, o aluno deve realizar inicialmente o levantamento de certezas e dúvidas do tema que ele busca aprender, de forma que a partir da investigação, suas dúvidas possam se tornar certezas ou ainda as certezas possam se tornar dúvidas. Deste modo, o propósito dessa ferramenta será realizar a filtragem dos termos das anotações do usuário utilizando-se de técnicas de recuperação de informação e submetê-las a motores de busca a fim de realizar a recomendação dos documentos que se adequem a sua necessidade auxiliando-o nesse processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave:Aprendizagem continuada. Projetos de aprendizagem. Recuperação de informação. Recomendação de informação. Autoestudo

10. DISSERTACAO – Leonardo Xavier

Autor: LEONARDO FRAZAO XAVIER
Título: JAI: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS ACESSÍVEIS AO PÚBLICO IDOSO
Data da Defesa: 30/09/2020
Banca Examinadora:
EVELINE DE JESUS VIANA SA – Orientador
EVELINE DE JESUS VIANA SA – Docente
ANTONIO FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIOR – Docente
DANIEL LIMA GOMES JUNIOR – Docente Externo
Resumo: A população mundial vem envelhecendo e os idosos estão participando cada vez mais das atividades do dia a dia de uma sociedade, produzindo, consumindo, movimentando a economia e compartilhando momentos. Porém o avançar da idade debilita o corpo humano, agrava os problemas de saúde e enfraquece as capacidades físicas e cognitivas. Isso faz com que até os simples afazeres da vida, como ir ao banco, fazer compras ou usar um aparelho eletrônico da casa, sejam cada vez mais difíceis de executar e causem sensação de frustração, o que pode levar o indivíduo ao isolamento e depressão. Existem esforços em produzir tecnologias que ajudam os idosos no cuidado com a saúde, na realização das atividades domésticas, no retorno ao convívio social e na promoção do bem-estar. Alguns pesquisadores vêem nos jogos eletrônicos uma ferramenta para diversão, reabilitação física e mental de pessoas idosas, pois alguns jogos podem oferecer desafios que despertam habilidades cognitivas e reflexos físicos que vinham sendo perdidos. Para contribuir com a produção de tecnologias acessíveis aos idosos, este trabalho concentra-se em conhecer os processos de criação de jogos e como os produtores de conteúdo digital estão trabalhando para remover as barreiras que as novas tecnologias impõem para aqueles com menos familiaridade. Neste contexto, este trabalho propõe um processo de criação de jogos digitais que une características de desenvolvimento ágil à necessidade de criar produtos que alcance a população idosa.
Palavras-chave: ACESSIBILIDADE;IDOSO;JOGOS DIGITAIS;PROCESSO DE SOFTWARE