Professor do PECS/UEMA e alunos recebem premiação concedida por EMAP e FAPEMA.


Por em 28 de fevereiro de 2024



Prof. Dr. Omar Andres Carmona Cortes (1º à esquerda) e orientandos Carlos Pimentel e Roberto Reis.

 

O professor Dr. Omar Andres Carmona Cortes, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas, foi agraciado em primeiro lugar na categoria “artigo científico” com o Prêmio Porto do Itaqui, lançado pelo governo do Estado através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O objetivo da premiação é incentivar trabalhos direcionados à inovação nos setores portuário, marítimo e logístico, reconhecendo e premiando pesquisadores, inventores, estudantes e profissionais atuantes no Maranhão.

De acordo com o professor, o artigo vencedor, intitulado “Redes Neurais Convolucionais para a Detecção do Momento de Fechamento dos Porões de Navios: Um estudo de caso usando a família YOLO”, propõe uma solução inovadora baseada em Aprendizagem Profunda, que é parte da Inteligência Artificial (IA). As soluções atuais são baseadas em uma espécie de laser e basicamente fazem um scan do navio. Um processo lento que exige uma infraestrutura cara para instalar o equipamento. Com a solução proposta, é preciso apenas uma câmera, que pode ser fixa ou até mesmo instalada em um drone. “Essa característica abre portas para outras áreas acadêmicas, como o caso do drone, por exemplo, que pode gerar outros projetos para dar suporte à aplicação da técnica”, ressaltando ainda os casos de uso que podem ser apresentados durante as disciplinas correlatas.

A experiência do prof. Omar Andres na aplicação de IA na aplicação de IA na indústria começou por volta de 2005, envolvendo projetos desenvolvidos para as empresas Cemar e Alumar. Por volta de 2017, o pesquisador passou a trabalhar o tema de visão computacional inteligente, que corresponde à aplicação de IA em imagens. O trabalho se deu através da orientação de iniciações científicas no IFMA (IES onde o professor vinculado), direcionadas à identificação de câncer em imagens histopatológicas. Com a experiência adquirida, passou a aplicar esse conhecimento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas, onde dois orientandos de mestrado desenvolveram aplicações industriais para a [Empresa] Vale. Isso foi essencial para propor a solução premiada com o Prêmio Porto do Itaqui.

 

 

 

 



Últimas Postagens