MESTRADO COMPUTAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA AEROESPACIAL


Por em 30 de agosto de 2016



alcantara-brasil

MESTRADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS

LINHA DE PESQUISA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS APLICADOS À ENGENHARIA AEROESPACIAL

 

Sobre o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e Sistemas – PECS

 

O PECS é um programa oferecido pela UEMA, aprovado pela CAPES e que em seu curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas tem duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa:

               Tecnologia da Informação e Engenharia de Software:

               Computação Aplicada:

 

 

Mestrado na linha de pesquisa de

Sistemas Computacionais Aplicados a Engenharia Aeroespacial

Mestrado Profissional a ser ofertado pelo PECS é fruto de uma parceria da UEMA com o ITA via cooperação entre o Governo do Estado do Maranhão (SECTI/UEMA/FAPEMA) e a Aeronáutica (ITA/CLA).

O curso será ministrado por professores da UEMA e do ITA em regime presencial ou semipresencial. Haverá também minicursos de atualização tecnológica, bem como a possibilidade de estágios curtos junto ao Centro de Lançamentos de Alcântara.

Todos as vagas de concorrência ampla terão bolsas da FAPEMA, de acordo com as normas desta fundação. Exige-se tempo integral de dedicação ao curso.

A duração do Mestrado é de 24 meses, período exigido para obtenção de 48 créditos com disciplinas, seminários de acompanhamento, exame de qualificação, publicação técnica, atividades extracurriculares, proficiência em língua inglesa e dissertação.

Os alunos do Mestrado terão acesso à Biblioteca do Programa, à Biblioteca de Periódicos da CAPES e à Biblioteca Virtual da Pearson. Também terão direito à utilização do restaurante universitário e acesso à carteira de estudante.

A importância deste Mestrado é que ele vai preparar mão-de-obra altamente especializada para a formação de uma nova cadeia produtiva de serviços e capacitar os futuros docentes de cursos de graduação que serão implementados pelo ITA no Estado do Maranhão em parceria com as Universidades locais.

Dissertação

A fase de pesquisa, que culmina com a elaboração e defesa de uma dissertação de mestrado para conclusão de curso, deverá abordar um tema da área aeroespacial – preferencialmente de interesse do CLA. Prevê-se um tempo entre 12 a 18 meses para esta fase.

Devido ao alto interesse que o setor aeroespacial desperta, comprovado com o I, o II e o III Workshop em Engenharia Aeroespacial do Maranhão, inicialmente a turma terá 16 estudantes com bolsa residentes neste estado, com formação em física, engenharia química, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de produção, ciência da computação, engenharia de computação ou matemática.

Processo Seletivo

O processo seletivo ocorrerá após período de inscrição definido por edital a ser lançado oportunamente.

Esse processo seletivo será realizado em duas etapas:

1ª Etapa:

Teste de Lógica e Matemática, padrão GMAT (Graduate Management Admission Test), com 8 questões em português e 8 em inglês com duração de 1 h e 30 min. E teste de conhecimentos básicos de inglês (entendimento e escrita) com duração de 1 h. A Nota mínima para ser aprovado é 5(cinco), em cada prova

Os candidatos que obtiverem conceito satisfatório na prova de inglês e forem aprovados no processo seletivo estarão automaticamente aprovados no exame de proficiência de língua estrangeira exigido para o curso de mestrado.
              

2ª Etapa:

Os 60 primeiros classificados na 1ª etapa estarão aptos a participar desta etapa, que consistirá em um curso de nivelamento (previsto para realizar-se em janeiro e fevereiro de 2017). Ao final, serão escolhidos os 16 alunos com as melhores médias.

Estes alunos deverão realizar suas matrículas, conforme datas a serem estabelecidas no referido Edital. No caso de alguma matrícula não ser confirmada, alunos excedentes serão convocados, respeitando o posicionamento da sua nota média do nivelamento.

Início do Curso

O curso iniciará na primeira quinzena de março de 2017, no Campus de São Luis da UEMA, no Centro de Ciências Tecnológicas – CCT.

 

 

 

 

 

 

 



Últimas Postagens