2013
1.Dissertação Raimundo de Carvalho Silva Neto
Autor: RAIMUNDO DE CARVALHO SILVA NETO
Título: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROTOCOLO TCP EM REDES WIRELESS LOCAL: com e sem o uso de controladores.
Data da Defesa: 14/08/2013
Banca Examinadora:
HENRIQUE MARIANO COSTA DO AMARAL – Orientador
FERNANDO JORGE CUTRIM DEMETRIO – Docente
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Docente
SOFIANE BEN EL HEDI LABIDI – Docente Externo
Resumo: As redes locais de computadores sem fio são extremamente suscetíveis à interferência e perda de potência dos rádios transmissores na área de cobertura. Há duas estruturas de redes locais sem fio: com uso de controladores ou não. Controladores de rede local sem fio são equipamentos proprietários das empresas de tecnologia, que gerenciam um grande quantitativo de rádios (pontos de acesso) simultaneamente, de maneira integrada e coordenada, presumidamente garantindo um melhor desempenho dos ativos das redes locais sem fio e consequentemente proporcionando tempos de transmissão dos segmentos TCP melhores que os apresentados por redes locais sem fio que não façam uso dos controladores. Para este trabalho, buscou-se por meio de experimento, efetuar um comparativo entre o desempenho de redes wireless com uso ou não de controladores. O uso de controladores em redes wireless é recomendado pela estabilidade maior do sinal Wi-Fi na célula, em virtude de recursos gerenciais dos sinais de transmissão, em relação às intempéries existentes no ambiente da propagação do sinal de rádio na frequência livre 2.4 GHz. Entretanto, o não uso de tais dispositivos, acaba por induzir os administradores de rede a servir a área de cobertura do sinal wireless, com a distribuição de APs individuais que invariavelmente disputarão os hosts clientes, bem como poderão interferir nos sinais uns dos outros. Experimentalmente, foram obtidas amostras de transmissões de segmentos do protocolo TCP, para que estatisticamente fosse aferido qual o desempenho das transmissões em redes wireless com o uso de controladores e sem o uso destes em ambientes small-office. Os resultados foram avaliados utilizando-se ANOVA apoiada pelo Teste de Tukey.
Palavras-chave: Redes sem fio. AP. Controlador. ANOVA. Teste de Tukey.
2.Dissertação Francisco Adelton Alves Ribeiro
Autor: FRANCISCO ADELTON ALVES RIBEIRO
Título: RECOMENDAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OS USUÁRIOS DO AVA MOODLE A PARTIR DAS HASHTAGS POSTADAS NOS FÓRUNS
Data da Defesa: 30/10/2013
Banca Examinadora:
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Orientador
EVELINE DE JESUS VIANA SA – Docente
HENRIQUE MARIANO COSTA DO AMARAL – Docente
FABIO DE JESUS LIMA GOMES – Docente Externo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um módulo adicional ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, a partir do conjunto de hashtags atribuídas nas postagens dos fóruns, com a adequação da medida estatística TF- IDF (Term Frequency Inverse Document Frequency) utilizada para avaliar o quanto uma palavra é importante para um documento em relação a uma coleção (corpus), permitindo a execução de um algoritmo para classificação e ranqueamento de conteúdos a partir dos termos mais utilizados nos fóruns. As recomendações foram geradas utilizando a técnica de filtragem baseada em conteúdo, além da medida de similaridade, para determinar o quanto as hashtags estão relacionadas com o conteúdo do repositório local de arquivos do AVA Moodle. O trabalho apresenta diferentes técnicas usadas em sistema de recomendação, além de descrever e explicar como o novo módulo foi criado para o referido ambiente. Foram realizados experimentos com alunos de um curso técnico em informática que permitiu a verificação do sistema de recomendação e o nível de satisfação dos usuários.
Palavras-chave: Hashtag. Sistema de Recomendação. Objetos de Aprendizagem. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Repositório de Objetos de Aprendizagem.
3.Dissertaçao LIDINALVA DE ALMADA COUTINHO
Autor: LIDINALVA DE ALMADA COUTINHO
Título: FERRAMENTA PARA ESTIMAR A PROFICIÊNCIA DE INDIVÍDUOS BASEADA NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
Data da Defesa: 31/10/2013
Banca Examinadora:
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Orientador
CICERO COSTA QUARTO – Docente
SOFIANE BEN EL HEDI LABIDI – Docente Externo
Resumo: Esta dissertação propõe o uso de modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) no âmbito da avaliação educacional, com o objetivo central de propor uma ferramenta computacional baseada na Teoria de Resposta ao Item que permita verificar a proficiência de indivíduos. Para tanto, aplicou um teste de Matemática, usando como referências as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2005/2008/2011. Dessa forma, buscou investigar como avaliar as competências e habilidades dos discentes do curso de Matemática, do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA). Assim, propôs um Sistema, organizado em três módulos, composto por uma ferramenta de autoria de provas, uma ferramenta de aplicação de provas e um corretor de provas, que possibilitam identificar as habilidades dos alunos e fornecer um feedback como suporte para a aprendizagem, de acordo com as dificuldades encontradas no teste. Para a análise, utilizou o software jMetrik, pelo qual são apresentados o modelo geral para itens dicotomizados, assim como as interpretações dos parâmetros do modelo. Os resultados mostram que a TRI pode ser uma poderosa ferramenta de análise, capaz de gerar informações quantitativas, precisas e robustas.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Teoria de Resposta ao Item Proficiência. Habilidades.
4.Dissertação ELDA REGINA DE SENA CARIDADE
Autor: ELDA REGINA DE SENA CARIDADE
Título: APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS PARA OTIMIZAÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO:UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE HELPDESK DO UNICEUMA
Data da Defesa: 29/11/2013
Banca Examinadora:
JOAO COELHO SILVA FILHO – Orientador
EWALDO EDER CARVALHO SANTANA – Docente
SOFIANE BEN EL HEDI LABIDI – Docente Externo
Resumo: Esta pesquisa investiga a otimização do tempo de atendimento em uma central de suporte técnico utilizando a Teoria das Filas como ferramenta. Foi elaborada uma pesquisa de campo para obter as informações de chegadas e tempos de atendimento das ocorrências na central e a partir dessas informações calculou-se as variáveis envolvidas nesse sistema de filas. A pesquisa originou como resultado a produção de artigo científico relacionado à Teoria das Filas, sendo utilizado o sistema de filas modelo M/M/S com uma análise final dos resultados no experimento. São descritos também os vários outros modelos de filas utilizando-se exemplos práticos bem como a abordagem dos conceitos intrínsecos à sua modelagem matemática, como por exemplo, a Distribuição exponencial e de Poisson, onde é feita uma análise prática e comprobatória da teoria das filas através da ferramenta Arena utilizada para simular o experimento analisado.
Palavras-chave: Atendimento, Teoria das Filas, Simulação.
5.DISSERTAÇÃO WELLINGTON LUIS MINEIRO FRANCA
Autor: WELLINGTON LUIS MINEIRO FRANCA
Título: SCASE: APLICATIVO WEB PARA CÁLCULO E ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL BASEADA NA EMERGIA
Data da Defesa: 29/11/2013
Banca Examinadora:
FERNANDO JORGE CUTRIM DEMETRIO – Orientador
HENRIQUE MARIANO COSTA DO AMARAL – Docente
JORGE CRESO CUTRIM DEMETRIO – Docente Externo
Resumo: Este trabalho apresenta o software SCASE, um aplicativo web no modelo cliente/servidor de quatro camadas para cálculo e análise em emergia dos índices de sustentabilidade ambiental de um sistema regional qualquer segundo a metodologia proposta por Sweeney et al. (2009). Na primeira camada construiu-se um banco de dados MySQL. Na camada lógica, os algoritmos das regras de negócio foram implementados por meio da linguagem de programação PHP no server side e das tecnologias Javascript, jQuery e Ajax no client side . Na camada de apresentação, os algoritmos de exibição dos resultados em gráficos e tabelas foram codificados. Os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome , Ópera e Safari foram usados para testes na camada cliente. O aplicativo recebe os dados de recursos primários como entrada, calcula os fluxos e indicadores em emergia, grava, simula, consulta e compara análises. Testes de eficiência e performance foram realizados comparando-se os valores da análise em emergia do Brasil no ano 2007 encontrados em Demétrio (2011) com os valores apresentados pelo software para os mesmos dados de entrada, obtendo-se os mesmos resultados.
Palavras-chave: Emergia, aplicativo web , sistema regional, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável.
6.Dissertação JOSE WILKER PEREIRA LUZ
Autor: JOSE WILKER PEREIRA LUZ
Título: EduConnect: Uma ferramenta de apoio a aprendizagem Colaborativa para dispositivos móveis em redes WiFi Direct
Data da Defesa: 30/11/2013
Banca Examinadora:
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Orientador
REINALDO DE JESUS DA SILVA – Docente Externo
OTHON DE CARVALHO BASTOS FILHO – Docente Externo
Resumo: As tecnologias atuais têm evoluído para a computação ubíqua ampliando a colaboração na construção do conhecimento. O presente trabalho tem como objeto de estudo a ferramenta EduConnect, com o objetivo de demonstrar o uso da ferramenta descentralizada para dispositivos móveis, uma proposta de apoio à aprendizagem colaborativa, que utiliza as redes Wifi Direct para facilitar a transferência de informações entre alunos e professores, sem o uso de Internet. As possibilidades tecnológicas oferecidas alinham-se a mudanças no perfil dos novos aprendizes. A metodologia utilizada é uma abordagem quantitativa, com o método empírico de natureza formativa para o uso da aprendizagem colaborativa e interação em sistemas colaborativos. A ferramenta é capaz de criar uma rede sem fio MANET para conectar diferentes dispositivos (smartphones e tablets), enviar e armazenar conteúdos entre eles, sem o uso da internet e com velocidade superior à utilizada na tecnologia bluetooth.
Palavras-chave: Computação Ubíqua, Aprendizagem Colaborativa, EduConnect
7.Dissertação Marco Antonio de Souza
Autor: MARCO ANTONIO DE SOUZA
Título: SISTEMA ESPECIALISTA ANTICOLISÃO DE EQUIPAMENTOS PORTUÁRIOS USANDO IMAGEM 3D
Data da Defesa: 30/11/2013
Banca Examinadora:
IVANILDO SILVA ABREU – Orientador
HENRIQUE MARIANO COSTA DO AMARAL – Docente
SOFIANE BEN EL HEDI LABIDI – Docente Externo
JOSE PINHEIRO DE MOURA – Docente Externo
Resumo: Este trabalho apresenta um sistema especialista anticolisão de equipamentos portuários com visualização de imagens digitalizadas tridimensionais através de informações retiradas de instrumentos instalados nos equipamentos moveis. Este trabalho foi desenvolvido para um terminal portuário de exportação de minério. Esse sistema consiste de um grupo de sensores instalados nas máquinas que visa coletar dados de posicionamento de todas as partes móveis das máquinas e calcular a distância de segurança entre essas partes e outras de máquinas adjacentes. Também visa calcular a distância de segurança entre cada máquina e as pilhas de minérios e através deste sistema obter imagens gráficas tridimensionais destes equipamentos para monitoramento e tomada de decisão. Neste trabalho é aplicado o principio de técnicas de inteligência artificial para auxiliar na tomada de decisão durante o processo produtivo, onde abordado o problema de colisões entre equipamentos do Terminal Portuário de Ponta da Madeira (TPPM) devido a grandes dimensões dos equipamentos e dos pátios de estocagem. Utilizar sistema especialista para proteção de equipamentos portuários possibilitará um monitoramento seguro e em tempo real a distancia.
Palavras-chave: Sistema especialista. Anticolisão. Imagens tridimensionais. Lógica aplicada. Inteligência Artificial.
8.Dissertação JOSE ORLANDO DE OLIVEIRA FORTES
Autor: JOSE ORLANDO DE OLIVEIRA FORTES
Título: MELHORIAS NA ORGANIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS DADOS DO CARRO CONTROLE NA VIA PERMANENTE DA FERROVIA CARAJÁS
Data da Defesa: 10/12/2013
Banca Examinadora:
FERNANDO JORGE CUTRIM DEMETRIO – Orientador
HENRIQUE MARIANO COSTA DO AMARAL – Docente
JOSE PINHEIRO DE MOURA – Docente Externo
MARIA DO PERPETUO SOCORRO SOARES TEIXEIRA – Docente Externo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma forma mais moderna de tratamento dos dados gerados pelo Carro Controle (CC) modelo EM100 da Plasser & Theurer, utilizado pela VALE na inspeção da Estrada de Ferro Carajás. Os arquivos produzidos pelo CC possibilitam inúmeros estudos para identificar os problemas na via permanente, o que foi facilitado com a definição de um banco de dados e de uma aplicação para receber, tratar e apresentar estes dados. Os produtos escolhidos para a construção do SGBD e da aplicação são de natureza livre, permitindo fácil manutenção e distribuição da solução. O trabalho justifica a escolha do Postgresql e do Java, e descreve o processo de construção da aplicação suas características e o quanto as novas funcionalidades podem acrescentar na agilidade do processo de transformação dos dados em informação e assim apoiar a equipe de manutenção de via permanente da VALE.
Palavras-chave: Manutenção de Via Permanente. Sistemas de Banco de Dados. Sistemas Web
9.dissertação JACKSON AMARAL DA SILVA
Autor: JACKSON AMARAL DA SILVA
Título: UM GERADOR AUTOMÁTICO DE ALGORITMOS EVOLUTIVOS PARALELOS EM JAVA
Data da Defesa: 10/12/2013
Banca Examinadora:
OMAR ANDRES CARMONA CORTES – Orientador
LUIS CARLOS COSTA FONSECA – Docente
ALEXANDRE CESAR MUNIZ DE OLIVEIRA – Docente Externo
Resumo: Os Algoritmos Evolutivos (AEs) são capazes de encontrar boas soluções para problemas em diversos campos. Da mesma forma, os Algoritmos Evolutivos Paralelos (AEPs) também resolvem vários tipos de problemas, com a vantagem de que estes necessitam de menos tempo para concluir sua execução, característica essa que é vantajosa quando os problemas a serem resolvidos são muito grandes e complexos. Assim, podemos afirmar que os AEPs podem ser eficientes e mais rápidos do que um AE regular. Por outro lado, a programação paralela trás consigo novos problemas substanciais para os desenvolvedores, aumentando assim o tempo e esforço necessários para concluir a implementação. Nesse contexto, foi desenvolvido o Java Parallel Evolutionary Algorithms Generator (JPEAG), um software Web que cria automaticamente código Java que implementa Algoritmos Genéticos Paralelos e Estratégias Evolutivas Paralelas, a partir de parâmetros inseridos em sua interface gráfica. O usuário configura um AEP através da interface gráfica do JPEAG e seu núcleo utiliza essas informações para selecionar e processar um conjunto de templates e a partir deles gerar o código-fonte Java que implementa o AEP configurado pelo usuário. Assim o JPEAG reduz o tempo e esforço necessários para o desenvolvimento de AEPs. Foram implementados mecanismos para a geração de três modelos de paralelismo: ilhas, mestre-escravo e vizinhança, com paralelismo baseado em threads . Além disso, os padrões de projeto Strategy e Observer foram aplicados no código gerado, a fim de aumentar a sua flexibilidade e legibilidade, facilitando sua compreensão e manutenção. Foram realizados experimentos com AEPs gerados a partir de nossa ferramenta, com o objetivo de mostrar o aumento de velocidade proporcionado pelo paralelismo.
Palavras-chave: Algoritmos Evolutivos Paralelos, Geração automática de código, Padrões de Projeto.