Edital UEMA-ITA 2017-2018

 logo PECS - email ita uema-pecs-ita Mestrado UEMA-ITA
 nave2
10/10/2016

Edital de Seleção (COM ATUALIZAÇÕES DA DATAS)

Anexos (para download)

 

Este é o Edital de Seleção para o Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, na área de concentração em Computação Aplicada, na linha de pesquisa de Sistemas Computacionais Aplicados a Engenharia Aeroespacial, que está sendo ofertado pela UEMA – Universidade Estadual do Maranhão em parceria com o ITA – Instituto de Tecnologia Aeronáutica, com duração de 24 meses.

 

 

 

EDITAL N.º 32/2016 – PPG/CPG/UEMA

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA), considerando o Termo de Cooperação entre a UEMA-Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI (Processo n.° 77079/2016-UEMA, Termo de Cooperação UEMA-ITA (Processo n.° 182842/2016) e Termo de Cooperação UEMA-FAPEMA-SECTI (Processo nº 222545/2016), torna público para conhecimento dos interessados, que no período de 11 de outubro a 4 de novembro de 2016, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos à área de concentração em Computação Aplicada, na linha de pesquisa em Sistemas Computacionais Aplicados à Engenharia Aeroespacial do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS (PECS) – Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, aprovado pelas Resoluções n.° 911/2010 – CEPE/UEMA e n.° 801/2010 – CONSUN/UEMA e recomendado pela CAPES, conforme as especificações contidas no presente Edital.

 

  1. NOME DO PROGRAMA / CURSO / ÁREA DE CONCENTRAÇÃO OFERTADO
    • Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e Sistemas (PECS)/Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, na área de concentração de Computação Aplicada.

 

  1. PÚBLICO ALVO
  • Portadores de diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, nas áreas de Engenharias, Matemática, Física, Ciências da Computação e áreas afins.

 

  1. FUNCIONAMENTO DO CURSO PARA ESTA CHAMADA

 

O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas com duração mínima de dezoito meses e máxima de 24 meses e funcionará em regime integral no prédio do Centro de Ciências Tecnológicas – CCT/UEMA, observado as normas do Regimento Interno do PECS, da UEMA e da CAPES.

 VAGAS

Serão oferecidas até vinte vagas para a Área de Concentração de Computação Aplicada, na Linha de Pesquisa Sistemas Computacionais Aplicados a Engenharia Aeroespacial.

 INSCRIÇÃO

 5.1 As inscrições serão realizadas no Protocolo do Centro de Ciências Tecnológicas – CCT, situado na Cidade Universitária Paulo VI, Tirirical, São Luís (MA) no período e horário estabelecidos no item 9, alínea I, deste edital.

5.2 A efetivação da inscrição estará condicionada a entrega completa dos documentos relacionados no item 5.4, entregues diretamente no Protocolo – CCT no ato da inscrição ou enviados por correio rápido (SEDEX, DHL, FEDEX, UPS ou equivalente) para o endereço: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e Sistemas (PECS) – CCT/UEMA, Av. Lourenço Vieira da Silva, s/nº, Cidade Universitária Paulo VI, Tirirical, São Luís – MA, CEP 65054-970, com data de postagem conforme estabelecido no item 9, alínea I deste edital.

5.3 O candidato receberá no ato da inscrição o protocolo de entrega de seu pedido de inscrição. A entrega parcial ou incompleta dos documentos ou ainda formulário de inscrição parcialmente preenchido, acarretará a não efetivação da inscrição.

  • Documentos exigidos para inscrição no seletivo:
  1. a) ficha de inscrição (Anexo I), disponível na página do programa: pecs.uema.br;
  2. b) cópia autenticada do diploma de graduação ou documento equivalente (certificado de conclusão ou declaração). Alunos concluintes de cursos de graduação poderão inscrever-se condicionalmente, devendo, caso aprovado na seleção ao mestrado, apresentar no ato da matrícula, o documento comprobatório de conclusão do curso de graduação (declaração de conclusão de Curso de Graduação, incluindo ata de defesa do trabalho de conclusão de curso). A não apresentação do documento aludido implicará na não efetivação da matrícula do candidato;
  3. c) cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
  4. d) cópia do RG, CPF e Título de Eleitor com comprovação da última eleição para brasileiros ou cópia de RNE ou passaporte para candidatos estrangeiros;
  5. e) Curriculum Vitae (modelo Lattes) devidamente comprovado;
  6. f) duas fotografias 3×4 recentes;
  7. g) declaração de concordância (Anexo II) que o candidato, se dedicara integralmente ao PECS;
  8. h) duas cartas de recomendação (Anexo III), disponível na secretaria do PECS e na página do programa pecs.uema.br  entregue em envelopes lacrados endereçados ao Programa, ou enviado por email, devidamente assinado e escaneado pelo recomendante ,para secretaria.pecs@gmail.com ;
  9. i) comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) na conta corrente nº 47.403-7, Agência 2954-8, Banco do Brasil, tendo como favorecido a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão / Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e Sistemas – FAPEAD/PECS.
  1. PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos será realizada por Comissão designada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas, e consistirá de duas etapas:

6.1.  Primeira Etapa: de caráter eliminatório

  1. a) nesta etapa serão realizados o Teste de Lógica e Matemática, tipo padrão GMAT (Graduate Management Admission Test), com 8 questões em português e 8 em inglês com duração de 1 h e 30 min, e teste de conhecimentos básicos de inglês (gramática e interpretação de textos), com duração de 1 h. Considerar – se – a aprovado por rendimento/nota resultante dos testes de conhecimento específico, os candidatos com nota mínima de 50% de acerto (eliminatória);
  2. b) os candidatos que obtiverem conceito “A” (equivalente a 90% de acerto) na prova de inglês e forem aprovados no processo seletivo, estarão automaticamente aprovados no exame de proficiência de língua estrangeira (Inglês) exigido para o curso de mestrado;
  3. c) os candidatos que não obtiverem conceito “A” na prova de inglês deverão, obrigatoriamente, prestar exame de proficiência em inglês, de acordo com normas do Regimento interno do PECS;
  4. d) os testes acontecerão no dia e horário estabelecidos na alínea III, do item 9 deste edital, em local a ser divulgado oportunamente na página do PECS – pecs.uema.br
  5. d) duração total dos testes: 2 horas e 45 minutos (haverá intervalo de 15 minutos entre a prova de lógica e matemática e a de Inglês);
  6. e) não será permitida consulta ou uso de dicionários ou de dispositivos eletrônicos.

6.2 Segunda Etapa:

  1. a) Os primeiros classificados na primeira etapa, limitado a 60 candidatos, estarão aptos a participar desta etapa, que consistirá em um curso de nivelamento (previsto para realizar-se no período estabelecido na alínea VII do item 9 deste edital). Ao final desta etapa, serão classificados e aprovados os 20 alunos com as melhores médias.
  2. b) O curso de nivelamento, com apoio de ferramentas de Tecnologia da Informação, abordará o conteúdo das disciplinas do seletivo com presença obrigatória e frequência mínima de 85%, com avaliações parciais durante o curso.
  3. c) O curso de nivelamento supra referido é parte integrante do processo seletivo, não havendo mais nenhum custo adicional para sua participação.

Observações:

I – os candidatos inscritos deverão acessar a página específica do programa (www.pecs.uema.br), na qual encontrarão uma série de material didático que deverá ser estudada e servirá de subsídio para um melhor desempenho nas avaliações do seletivo.

II – em caso de empate no processo classificatório, o critério de classificação de desempate será feito por análise curricular (maior pontuação) – Anexo IV, cartas de recomendação (maior pontuação nos atributos técnicos do candidato).

  1. RECURSO

 Os recursos deverão ser apresentados na forma de requerimento fundamentado pelo (a) interessado (a), dirigido à Coordenação do Programa, a ser entregue no protocolo da UEMA/CCT, observados os prazos no item 9 deste edital.

  1. MATRÍCULA

8.1 Os candidatos selecionados deverão realizar sua matrícula no Programa nas datas divulgadas segundo o calendário do PECS/UEMA, munido de:

  1. cópia do Diploma ou Certidão de conclusão de curso Universitário;
  2. comprovante de recolhimento, no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), na conta corrente FAPEAD-PECS nº 47.403-7, Agência 2954-8, Banco do Brasil, tendo como favorecido o FAPEAD-PECS- Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas.

8.2 As aulas iniciar-se-ão no período estipulado no item 9 deste edital, nas salas de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas no prédio do CCT-UEMA.

8.3 O candidato que não efetuar a matrícula no período estabelecido perderá o direito à vaga, sendo convocado o candidato aprovado excedente, seguindo a ordem de classificação.

8.4 Os candidatos selecionados que realizaram a inscrição declarando estar concluindo o curso de graduação, deverão, obrigatoriamente, apresentar o diploma ou certidão de conclusão no ato da matrícula, sob pena de perda de vaga.

8.5 Os alunos matriculados no PECS serão regidos pelas normas da Capes, pelo Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas e pelas normas internas da UEMA.

  1. CRONOGRAMA

 Evento

Data Horário/Local
       I.          Inscrição no Seletivo diretamente ou via postagem registrada 11 de outubro a 4 de novembro de 2016.

Postagem até 4 de novembro de 2016.

ALTERADO PARA 18 NOVEMBRO

9h30min às 17h30min no protocolo do CCT/UEMA.
     II.          Divulgação das inscrições homologadas Até 11 de novembro de 2016.

ALTERADO PARA 25 NOVEMBRO

Site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas – PECS: www.pecs.uema.br
    III.          Processo seletivo – primeira etapa (eliminatória) 12 de dezembro de 2016 Das 10h às 12h45min, em local a ser divulgado na imprensa e no site do PECS
   IV.          Divulgação da relação dos candidatos aprovados e selecionados para a segunda etapa Até 23 de dezembro de 2016 Site da UEMA: www.uema.br             Site PECS: www.pecs.uema.br
     V.          Prazo para Recursos Até 27 de dezembro de 2016. Protocolo geral da UEMA
   VI.          Resultado dos Recursos Até 3 de janeiro de 2017. Site da UEMA: www.uema.br            Site PECS: www.pecs.uema.br
  VII.          Curso para Nivelamento Entre 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2017. Horário a ser divulgado no site do PECS
VIII.          Divulgação do resultado final das avaliações realizadas durante o curso Até 24 de fevereiro de 2017

ALTERADO PARA ATÉ 23 FEVEREIRO

Site do PECS: www.pecs.uema.br
    IX.          Resultado Final da Seleção Até 24 de fevereiro de 2017 Site do PECS: www.pecs.uema.br
     X.          Prazo de Recursos Até 3 de março de 2017

ALTERADO PARA ATÉ 23 FEVEREIRO

 Formar processo junto a UEMA, com o recurso fundamentado
    XI.          Resultado dos Recursos Até 7 de março de 2017

ALTERADO PARA ATÉ 2 MARÇO

Site do PECS: www.pecs.uema.br
  XII.          Divulgação Final da Seleção Até 8 de março de 2017

ALTERADO PARA ATÉ 3 MARÇO

Site do PECS: www.pecs.uema.br
XIII.          Matrícula no PECS 9 a 10 de março de 2017

ALTERADO PARA 6 E 7 DE MARÇO

Das 14 h às 17h30 min. na Secretaria do PECS
XIV.          Aula Inaugural da Turma 13 de março de 2017 17 h no PECS/Engcomp
  XV.          Início das Aulas do primeiro semestre letivo 13 de março de 2017. Turno integral, com aulas das 16h e 22h e estudos das 8h às 16 horas.

 BOLSA DE ESTUDOS

 Está previsto a concessão de até dezesseis bolsas de estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão – FAPEMA, aos candidatos aprovados e classificados, por um período de 24 meses, improrrogáveis, cuja concessão será regida pelas normas da FAPEMA.

 DIPLOMA

Somente será conferido o diploma de conclusão ao aluno que satisfizer as Normas da Pós-graduação Stricto sensu da UEMA (Resolução 1170/2015 – CEPE/UEMA) e do Regimento Interno do PECS.

 DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Ao inscrever-se no processo de seleção, o candidato reconhece e aceita as normas e condições estabelecidas neste Edital.

  • Não haverá devolução do valor pago na inscrição, quaisquer que sejam os motivos

12.3 Não será permitida a complementação de documento fora do prazo estabelecido para a inscrição e matrícula.

12.4. O candidato que deixar de comparecer em qualquer uma das etapas será excluído do processo seletivo.

  • Os casos omissos, durante a realização do processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas – PECS serão resolvidos pela Comissão de Seleção, pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e Sistemas – PECS e, se necessário, pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PPG, ouvindo o Comitê de Pós-graduação da UEM

12.6 Outras informações poderão ser obtidas diretamente na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas, pelos telefones: (98) 3245-2662 / 3245-0813, 98812-8851 ou no site do PECS: www.pecs.uema.br.

 

São Luís (MA), 11 de outubro de 2016.

 

 

 

Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves

  Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

Visto:

 

Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa

                Reitor

 

  • ANEXO I
  • FICHA DE INSCRIÇÃO

SELETIVO PECS/2016

Dados Pessoais:

 

Nome:  ________________________________________________________________

Instituição (Empresa) de Atuação:_________________________________________

Cargo:  ________________________________________________________________

Fone: _____________________ E-mail:  ____________________________________

Maior titulação: ________________________________________________________

Instituição em que obteve o título: ________________________________________

Ano de obtenção: ________________

Área de sua especialidade:  _______________________________________________

Filiação:

Nome da Mãe:  _________________________________________________________

Nome do Pai:  __________________________________________________________

Data de Nascimento: ____ / _____/ ________.

Endereço Completo: ____________________________________________________

Bairro: _______________ Cidade: _________________________  Estado: ________________

Documentos:

Carteira de Identidade: ____________________________ Órgão: _______________________

Certificado de Reservista: ____________________________________________________

Título de Eleitor: __________________________________________________________

CPF: ________________________________________

Referência ao Currículo Lattes: http://_____________________________________________

 

SELECIONE A LINHA DE PESQUISA DESEJADA:

Computação Aplicada SELECIONE
Sistemas Computacionais Aplicados

a Engenharia Aeroespacial

 

 

 

 

Declaração de Aceite das Condições de Oferta do Curso e Suas Normas

Eu, candidato acima identificado e abaixo assinado, DECLARO para todos os fins, que li o regulamento do processo seletivo e o Regimento Interno do PECS (disponível em www.pecs.uema.br), com os quais concordo e a eles me submeto em todas as suas diretrizes. DECLARO que todas as informações aqui prestadas e / ou fornecidas nos documentos entregues são verdadeiras, sob pena de ser expressamente excluído do processo seletivo caso tenha alguma informação falsa ou não verificada, caracterizando-se como má fé e falsidade ideológica, respondendo por isso civil e criminalmente. DECLARO também que assumo o compromisso de me dedicar em tempo integral e dedicação exclusiva ao Mestrado e estar presente a todas as atividades programadas pelo Mestrado/PECS, como aulas, seminários, debates, apresentações, ciclo de estudos, testes de proficiência, publicação de artigos, workshop, mesas redondas, aulas laboratoriais, visitas técnicas, minicursos, dentre outras.

São Luís, _____ de ______________________  de  _______

Assinatura:

__________________________________________________________

Nome Completo:

RG e CPF:

POR QUE ESCOLHI A LINHA DE PESQUISA (faça uma breve descrição, acrescente mais páginas, se necessário):

 

 

  • ANEXO II

Modelo de Declaração de Compromisso

 

Eu _____________________, CPF nº ……….. Carteira de identidade nº ……………………….., residente e domiciliado em ……. (Endereço completo)…….., telefone: ……………., email: ………….., declaro o compromisso junto à Universidade Estadual do Maranhão – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas, que me dedicarei integralmente ao curso de Mestrado Profissional ofertado pelo Programa PECS, enquanto durar o referido curso, previsto para 24 meses e me submeterei à legislação pertinente do PECS, da CAPES e da UEMA, sob pena de ser desligado do programa.

 

São Luis, …. de ………………..de ……….

  • Assinatura:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • ANEXO III
  • Carta de Recomendação – PECS/UEMA

Cada candidato ao curso de mestrado deverá solicitar uma carta de recomendação de professor que não pertença ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas da UEMA ou a um profissional com quem tenha lidado profissionalmente. A carta deverá ser lacrada pelo professor e devolvida ao candidato, para ser anexada (com os envelopes lacrados) à documentação a ser entregue ao PECS no ato de sua inscrição.

 

 

PARTE A (Para ser preenchida pelo candidato)

 

Nome do candidato:  _____________________________________________________

Diplomado em (Curso e Data): ____________________________________________

Instituição em que obteve o título: ________________________________________

Área de afinidade: ______________________________________________________

Área de Concentração: [  ] Computação Aplicada   [  ] Tecnologia d Informação

 

 

PARTE B (Para ser preenchida pelo recomendante) – Estas informações são de caráter CONFIDENCIAL.

Prezado Professor/Profissional

A pessoa que está solicitando esta Carta de Recomendação pretende participar do processo de seleção para o curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas da UEMA. Trata-se de uma carta confidencial que deverá ser devolvida ao candidato em envelope lacrado. Agradecemos sua colaboração.

Dados Pessoais:

 

Nome:  ________________________________________________________________

Instituição de Atuação: __________________________________________________

Cargo:  _______________________________________________________________

Fone: _____________________ E-mail: ____________________________________

Maior titulação: ________________________________________________________

Instituição em que obteve o título: ________________________________________

Ano de obtenção: ________________

Área de sua especialidade:  _______________________________________________

Avaliação:

 

1)  Com relação ao candidato, fui seu (indique todos os itens válidos):

 

Professor em curso de graduação. Indique a(s) disciplina(s) ____________________
Professor em curso de pós-graduação. Indique a(s) disciplina(s) _________________
Professor Orientador (especifique): _______________________________________
Chefe de Departamento
Foi meu subordinado em: _______________________________________________
Foi meu chefe em ____________________________________________________
Trabalhou comigo por _______ anos em __________________________________
Outras Funções (especifique):

 

2)  Classifico o candidato de acordo com o quadro a seguir:

 

Atributos do Candidato Excelente (10) Muito Bom (8) Bom (6) Regular (4) Fraco

 (2)

Desconheço (0)
Abrangência de conhecimento em Computação            
Domínio de conhecimento na área de afinidade (Parte A)            
Habilidade de programação (desenvolvimento de algoritmos)            
Habilidade de interpretação de textos científicos            
Facilidade de aprendizado            
Assiduidade            
Perseverança            
Relacionamento com colegas            
Relacionamento com superiores            
Iniciativa            
Liderança            
Criatividade            
Facilidade para trabalho individual            
Facilidade para trabalho em equipe            
Facilidade de expressão escrita            
Facilidade de expressão oral            
Avaliação Final            

 

3)  Comparando este candidato com outros alunos, com similar nível de educação e experiência, num total de _______ pessoas, que conheceu nos últimos dois (2) anos, classifique a sua aptidão para realizar estudos avançados e pesquisas, entre (indique uma das alternativas):

 

os   5% mais aptos
os 10% mais aptos
os 30% mais aptos
os 50% mais aptos
os 50% menos aptos
os 10% menos aptos

 

4Estamos interessados na avaliação do potencial acadêmico e profissional do candidato para estudos e pesquisas na área de Computação Aplicada à área de engenharia aeroespacial. Para tal, necessitamos de uma descrição detalhada dos pontos positivos e negativos do desempenho. Comentários sobre caráter, integridade e motivação serão úteis, se julgados pertinentes. Por favor, continue no verso ou em uma folha anexa se precisar de espaço adicional.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………. ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………… ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Local e data: ……………………………………………………., …………../………../…………….

 

Assinatura: ……………………………………………………….

 

Esta carta deve ser enviada para:

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Ciências Tecnológicas
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas

Cidade Universitária Paulo VI
São Luís – Maranhão

CEP: 65000-000

OU Encaminhada via eletrônica para:

 

secretaria.pecs@gmail.com

 

Obs.: nesse caso o recomendante deverá enviar a carta, preenchida, assinada e digitalizada, preferencialmente, de seu e-mail institucional.


  • ANEXO IV
  • PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE preenchido pelo aluno com comprovantes anexos
1) Formação acadêmica: PONTOS  
1.1) aperfeiçoamento (por curso) 2,0
1.2) especialização (por curso completo) 5,0
TOTAL ITEM 1  
2) Experiência profissional:    
2.1) conselhos, direção, comissões e consultoria
2.1.1) participação em conselhos da empresa (por evento) 2,0
2.1.2) participação em atividades de direção técnica (por ano) 1,0
2.1.3) participação em comissões técnicas (por evento) 2.0
2.1.4) consultorias técnicas (por evento) 1,0
2.2) Ensino Técnico / Profissionalizante    
2.2.1) palestras ministradas (por evento) 1,0
2.2.2) cursos profissionalizantes ministrados com carga horária maior que 36h (por evento) 2,0
2.3) Ensino Geral
2.3.1) graduação (disciplina/semestre) 1,0
2.4) Estágios Profissionalizantes
2.4.1) duração de até doze meses 3,0
2.4.2) duração acima de doze meses 5,0
2.5) participação em projetos (por participação integral no projeto) 1,0
2.6) Atividades em ambientes de alta tecnologia (por ano) 4,0
2.7) outras atividades técnico-científicas (por evento concluído) 1,0
2.8) Atividades de gerenciamento e gestão (por ano) 1,0
TOTAL ITEM 2
3. Produção científica (últimos 5 anos, por publicação):
3.1) artigos publicados em revistas, jornais ou eventos de abrangência regional ou nacional 10,0
3.2) livro publicado 20,0
TOTAL ITEM 3
4. Produção Técnica (últimos 5 anos, por publicação):
4.1) artigos publicados em revistas técnicas  de abrangencia regional ou nacional 10,0
4.2) Relatório ou Laudo Técnico, devidamente registrado em conselho de classe 20,0
4.3) Projeto Técnico, devidamente registrado em conselho de classe 30,0
4.4) Registro de Software, devidamente registrado no INPE 40,0
4.5) Registro de Patente, devidamente registrado no INPE 40,0
ITEM 4
 

Pontuação Item 1 – Títulos Acadêmicos (limite 10 pts)

Pontuação Item 2 –Experiência Profissional (limite 20 pts)

Pontuação Item 3 –Produção Científica (limite 30 pts)

Pontuação Item 4 –Produção Técnica (limite 40 pts)

 

PONTUAÇÃO TOTAL
  • A pontuação será verificada pela comissão de avaliação, baseada na documentação comprobatória anexa.
  • ANEXO V

Check-list dos documentos que deverão ser entregues no ato da inscrição ao processo de seleção:

  • ⎕ Ficha de inscrição disponível na página pecs.uema.br, anexo ao edital de Seleção PECS-2016, ou obtida na secretaria do programa, devidamente preenchida e assinada;
  • ⎕ Cópia autenticada do diploma da graduação ou documento equivalente e do histórico acadêmico;
  • ⎕ Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação com coeficiente de rendimento escolar, ou equivalente;
  • ⎕ Cópia do RG, CPF e Título de Eleitor com comprovação da última eleição para brasileiros ou cópia de RNE ou passaporte para candidatos estrangeiros;
  • Curriculum Vitae (modelo Lattes), devidamente comprovado;
  • ⎕ duas fotografias 3×4 recentes;
  • ⎕ Declaração de concordância que o candidato, se aprovado e contemplado com uma bolsa de estudo FAPEMA se dedicará integralmente e em regime de dedicação exclusiva ao curso de Mestrado;
  • ⎕ 2 (duas) cartas de recomendação – modelo encontrado anexo ao edital de seleção e no site do programa, entregues em envelope lacrado endereçado ao PECS com a observação “Processo Seletivo 2016 – Computação Aplicada”;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), na conta corrente nº 47.403-7, Agência 2954-8, Banco do Brasil, tendo como favorecido a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas – FAPEAD/PECS.
  • ⎕ Pontuação do Currículo devidamente preenchida e comprovada