Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais

Em prosseguimento ao acordo ITA-UEMA-FAPEMA-SECTI, será ofertado no período de 18 a 22 de setembro de 2017 a disciplina de Filtragem Ótima com Aplicações Aeroespaciais a ser ministrado pelos professor visitante do ITA Dr. DAVI ANTONIO DOS SANTOS.

OBJETIVOS: Fundamentos de estimação estocástica de parâmetros e estados ; Projeto de estimadores de parâmetros e estados para aplicações encontradas em sistemas aeroespaciais, tais como: o Determinação de atitude; o Navegação; o Rastreio de objetos; o Calibração de sensores; e o Identificação de Sistemas.

EMENTA: Revisão de sistemas lineares, variáveis aleatórias e processos estocásticos. Critérios de estimação de parâmetros: máxima verossimilhança, máxima probabilidade a posteriori, mínimos quadrados e mínimo erro quadrático médio. Propriedades de estimadores: viés, covariância, consistência e eficiência. Estimação ótima de sistemas lineares, com entradas Gaussianas: formulações discreta e contínua do filtro de Kalman. Estimação de estados de sistemas não lineares: filtro de Kalman estendido. Aplicações: fusão sensorial para determinação de atitude, navegação e rastreio. Carga horária: 40h (20 h de aulas teóricas e 20h de exeercícios computacionais).

PROGRAMAÇÃO:

Aula 1: Introdução; revisão de fundamentos.

Aula 2: Estimação de parâmetros.

Aula 3: Filtro de Kalman: formulações discreta e contínua-discreta.

Aula 4: Filtro de Kalman estendido: formulações discreta e contínua-discreta.

Aula 5: Formulações de problemas de filtragem: determinação de atitude; navegação; rastreio

Compartilhar.